A Companhia Inconsciente em Cena

Criada por Antonio Quinet, a Cia. Inconsciente em Cena comemora uma década de criação teatral, trazendo temas da psicanálise para o palco, uma montagem inédita, com uma remontagem de uma peça do repertório da Companhia, leitura dramatizada, performance de teatro-dança, aula-espetáculo, curso e exposição com visitas guiadas.

A Cia. Inconsciente em Cena também integra a pesquisa “Teatro e psicanálise”, desenvolvida por Antonio Quinet no âmbito do mestrado e doutorado de Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida, através da qual pretende transmitir a psicanálise através do teatro, e assim levar ao público, artisticamente, as descobertas da do inconsciente.

Nesses 10 anos de existência, a Cia. Inconsciente em Cena levou para os palcos temas como a tragédia de Édipo, a histeria, o funcionamento do Inconsciente e suas manifestações, o ato falho, o suicídio, a morte, o amor, as relações humanas assim como partes da história da psicanálise e de seu fundador Sigmund Freud em ação com seus pacientes.

 

Seus espetáculos propõem a encenação dos temas e dos desejos que povoam o inconsciente e que aparecem nos sonhos, fantasias, sintomas, atos e delírios. As encenações têm como objetivo trazer o inconsciente escondido e secreto para a cena pública, tornando o teatro um “tratamento dramático”.

A proposta do trabalho da Cia é trazer para o ambiente teatral reflexões sobre psicanálise, procurando estabelecer relações entre o teatro e a psicanálise, evidenciando nas encenações o caráter teatral dela e também o caráter psicanalítico do teatro.

Em geral as encenações da Cia mesclam diferentes linguagens, numa concepção contemporânea: teatro e conferência; concerto e performance; cena e projeções, tragédias, dramas e comédias, expressando a multiplicidade das manifestações do inconsciente.

Desenvolvido por Bruno Luz © 2016

  • White Instagram Icon
  • w-facebook